quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Amizade é isto

Como eu passo muito tempo em casa vejo muita televisão. E no programa As Tardes da Júlia (no quarto não tenho Cabo!) de hoje o tema principal foram as amizades. Entre vários testemunhos de amizades muito grandes e engraçadas, a psicóloga clínica que lá estava encerrou o tema com a seguinte frase:

Muitas vezes, a amizade resume-se nisto: em estender o lenço, dar a mão e dizer apenas "Tem calma, que isso vai passar".

Adorei a afirmação, pronto, que quereis? Eu sou uma pessoa dada às poesias e gostei... Fez-me lembrar o que uma amiga me disse que mais a marcou no dia em que a sua mãe morreu, quando uma amiga dela chegou ao pé dela e lhe disse somente Eu sei que agora não parece, mas tu vais ficar bem.
E a verdade é que realmente entendo que a amizade verdadeira é isto: é o apoio incondicional nos momentos maus (porque nos bons ninguém precisa de apoio). É por isso que os meus amigos não chegam a uma mão cheia, se não contar com gente da família...

11 comentários:

Doce disse...

Para mim a amizade não é assim tão linear

Anónimo disse...

Epá, grande frase. Os programas da Júlia, do Cláudio Ramos com aquela gaja filha do Shrek ou do Goucha, são autênticas aulas de filosofia eheheh.
Pena que a Florbela Queiroz parece que arranjou trabalho no teatro, porque sem ela a televisão portuguesa não é a mesma coisa loool.
Vê-se, mas não é a mesma coisa. É um bocadinho melhor. Loool

Caixa disse...

Pois claro que não é assim tão linear, não é SÓ isto, mas é muito nisto que se vêem os amigos e aqueles que não são. E eu, por infelicidade do destino, cada vez vejo mais isso...

Rui Caldeira disse...

"estender o lenço, dar a mão e dizer apenas "Tem calma, que isso vai passar". --> isto não será quando um gajo tá constipado ?? Pelo menos a mim dizem-me isso quando tou ranhoso e não são meus amigos =|

Petra disse...

sem dúvida, essa frase ilustra bem o que pode ser uma amizade, e sim as vezes não sabemos bem se os que temos são verdadeiros, mas haja uma mão cheia daqueles bons e já é uma felicidade, porque quando precisamos eles estão lá.

Caixa disse...

Ai estes homens são uns broncos... lol O lenço é assim metafórico, não sei bem o que significará mas fica bonito!

MissGummyBear disse...

Mas olha que gostei mesmo. É isso e pronto. Assim, simples.

Geri disse...

Numa fase bem difícil da minha vida (não há muito tempo) tive uma amiga que passou uma tarde inteira de mãos dada comigo enquanto eu chorava desalmadamente. E ela ficou ali, sem dizer nada, só de mãos dadas... E nunca me irei esquecer disso...

Caixa disse...

Pois é Geri, às vezes é só disso que precisamos. E tal como eu, deves saber que não há muita gente a fazê-lo!

Julie disse...

Pois é, às vezes não temos palavras. Às vezes não há palavras, mas a presença de uma mão amiga por vezes é suficiente. :)

Lu disse...

É bem verdade!
Eu tb dou muito valor às amizades, e apesar de nem sempre estar com os meus amigos, eu sei que eles vão lá estar sempre, e aconteça o que acontecer, apenas o silêncio da sua presença é suficiente para nos dar força..;)

Beijinho