quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A minha loja: 2 anos


Faz dia 14 dois anos que inaugurei a minha loja. Dado que 60% dos novos negócios em Portugal fecham em menos de 2 anos, posso sentir-me vitoriosa nesta fase! Ainda mais sabendo que apostei num forte nicho de mercado que podia correr muito mal!

Feito o balanço agora, após 2 anos de experiência e muito maior conhecimento do mercado, devo confessar que abri a loja muito sem pensar... Não calculei as coisas bem, não ponderei com calma. Eu sou assim: meto na cabeça e a coisa tem de acontecer ontem... Depois de 3 ou 4 meses de pesquisa de produto, análise de espaços, mobílias, decorações, etc., abri a loja a 14 de Outubro de 2011. Estava licenciada há 1 ano e 3 meses e sem quaisquer perspectivas de trabalho na minha área. Os trabalhos que iam aparecendo eram poucos e o último (do qual me demiti para abrir a loja) era tão stressante, tão desmotivante, havia tanta pressão em termos de vendas que me chegava a pôr mal disposta fisicamente mal lá chegava.

Hoje sou muito mais feliz, não haja dúvidas! Ao fim do mês acabo por tirar tanto de salário quanto no shopping (apesar de que houve meses em que tirei muito mais; afinal o meu Caixote esteve um ano desempregado e vivemos ambos da loja esse tempo), vivo constantemente preocupada entre contas, facturas, IVA, IRS, fornecedores, mercadorias... Mas conheci gente tão, tão boa; fiz tantos amigos online  e ao vivo às custas da loja; adoro tudo o que vendo, não há nada na minha loja que não goste; tenho tanto orgulho na dimensão online que o meu negócio atingiu; tenho um feedback tãaaaao maravilhoso por parte dos clientes; já tive várias propostas de franchising (que rejeitei); já tenho meia dúzia de copionas (o que, apesar de eu detestar, não deixa de ser uma forma de elogio); já apareci 6 ou 7 vezes na televisão por causa da loja; já apareci em dois jornais nacionais; já fui entrevistada para a rádio; já participei na maior feira do país, na FIL; já fiz tanto em tão pouco tempo, e só tenho 24 anos...

ESTOU MUITO ORGULHOSA.

16 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns!!! Continua assim, sempre a evoluir. É disto que o nosso pais precisa. Gente com coragem.

Suspiro disse...

E se podes mesmo estar muito orgulhosa do que conseguiste... Só te posso dar os parabéns, e do fundo do coração desejar-te ainda mais sucesso e muitas felicidades... beijocas. É um prazer conhecer-te

Conto de Fadas disse...

Dama, quando é nosso lutamos 10 vezes mais! Obrigada!

Suspiro, és uma querida. :)))

Unknown disse...

Muitos parabéns!! Que venham muitos mais cheios de sucesso e de coisinhas lindas para nos perdermos. Bjs

GATA disse...

PARABÉNS!!! E que venham mais 2! Não.. E que venham mais 20! :-)

Turrinhas da GATA!

Ana Viana disse...

Muitos parabéns!! :)
Que o sucesso continue por muito mais tempo! Um beijo grande e felicidades

ádescávir disse...

E mereces :D Muuitos Parabéns :D

Carla disse...

Muitos parabéns! MESMO!
Tu mereces isso e muito mais!!!
Beijinho grande! :)

Caixa disse...

Umas queridas, obrrrrrrigada!

EscritaDela disse...

Muitos parabéns! Os parbéns devem ser dados a quem os merece e acho-te um exemplo para todos os que gostariam de tentar mas não têm coragem. Força e continua a inspirar as pessoas dessa forma, mesmo que te copiem...é como dizes...é um elogio :)

Petra disse...

Muitos parabens bem mereces....

Maria disse...

E é para estares...já te acompanhava por aqui antes de teres a loja e por isso acompanhei também todo o processo, admiro a tua garra e desejo-te todas as felicidades! És a prova de que quem quer muito singrar e vencer não baixa os braços...vai à luta...!
Beijinhos
Maria

PS. Tive pena de não te conhecer na FIL, vou lá todos os anos mas não te consegui encontrar provavelmente por que não estava como o nome que esperava Conto de Fadas...fica para outra vez...talvez para o ano..!

Dear Daisy disse...

Muitos parabéns!!
Que o futuro te sorria :)

Conto de Fadas disse...

Obrigada a todos! :)

Maria, o stand não tinha esse nome porque eramos 4 lojas no mesmo espaço... demos um nome diferente. Fica para uma próxima!

Maria disse...

És uma mulher muito lutadora mesmo! Tão nova e tão cheia de garra!
Beijinhos!

Anónimo disse...

Parabéns!! És uma lutadora mesmo! Também tenho o sonho de um dia ter um negócio meu...mas além da coragem, tb é preciso ter algum apoio financeiro por trás...já cheguei a ir informar-me às finanças, segurança social mas os encargos são tantos que desanimei :/ tu bem sabes disso né? Mas um dia que sabe! ;)