quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Das casas e casinhas

Nós vivemos num apartamento arrendado. É um bom apartamento, é um apartamento caro e, por isso mesmo, ultimamente temos falado muito na hipótese de comprar um, com o que pago de renda pagava uma prestação. À parte de não termos qualquer dinheiro para entrada, não há problema absolutamente nenhum.
Ontem fomos ver um apartamento. Ele dá-se bem com o senhor da imobiliária, nós dissemos que não tínhamos dinheiro para entrada mas ele insistiu porque é imóvel de banco e não é preciso e blá blá blá, lá fomos.
Ora bem, como escreveria um ex-namorado meu, aquilo era um locho! Apartamento T3 + 1 triplex absolutamente novo, com um terraço (essencial por causa da minha Rosinha), acabamentos de luxo, até os azulejos das retretes são assinados pela Ana Salazar, isto é uma coisa também essencialíssima... Para falar a verdade, só não me agradou a ideia de ser um triplex e tanta escada e a cozinha. Como hoje em dia é suposto sermos todos ricos e comermos na sala servidos pela empregada, a cozinha é linda e jeitosa mas muito muito pequena, aquilo mal deve caber uma mesa no centro mas pronto.
Vamos começar a nossa busca com calma e ponderação, temos tempo e não temos dinheiro, quando surgir um que seja mesmo Aquele veremos se é possível ou não. Até lá, vou sonhando.

17 comentários:

GATA disse...

Se é para investir numa casa, lembra-te que será uma coisa assim para o definitivo, que agora tens vintes mas, no futuro, terás setentas, e as casas com escadas não serão uma boa opção... Excepto se fores rica e tiveres criados para andar a subir e a descer escadas por ti! :-)

Caixa disse...

GATA, verdade, foi diss que falei... se bem que eu tenciono passar os próximos 30 anos ainda bem fina, vamos lá ver! :D

Anónimo disse...

Um conselho de amigo. Pondera bem antes de te meteres numa compra a longo prazo. A princípio é tudo muito bonito mas, passados uns anos a coisa muda. E é aquele sufoco que muita gente não quer e depois se arrepende. Pensa bem.

Bombocaa disse...

Como a minha casa é de r/c, 1º e 2º andar e cm o meu apart é no 2º andar aconselho-te vivamente a comprares um r/c...juro.

Cláudia disse...

primeiro e antes de tudo tens que pensar que o acesso ao crédito está limitadissimo, para toda a gente, incluindo para pessoas que têm 'nome forte' na banca.

Não sei se a situação de desemprego do teu namorado se mantém, mas uma vez que tu és empresária és, logo à partida, uma figura de risco e não tendo um backup seguro dificilmente terás um crédito aprovado nos tempos que correm.

Antes de começares a sonhar pelo lado da casa, seria mais fiável pedires simulações de crédito para, caso encontres o apartamento de sonho, não vejas as tuas expectativas completamente defraudadas por parte do banco.

Caixa disse...

L.O.L., eu tenho esse receio, mas acaba por ser um valor que já pago de renda... bem sei que não é a mesma coisa mais pronto. :) Vamos ponderar.

Caixa disse...

Bomboca, eu R/C não queria, mas queria um apartamento de um só piso. :D

Caixa disse...

Encantos, pelo que me explicaram, devido à movimentação das minhas contas da loja e ao histórico forte que a conta do meu namorado tem no banco, em princípio não teremos grandes problemas quanto a crédito. Mas tudo depende dos valores e de se colocamos um bom fiador ou não por trás... no entanto, sim, ele continua sem trabalho, é uma situação que estou a fazer figas que vai terminar em breve, e esta é uma situação que queremos mas que não andamos maluquinhos por... já lhe disse que não me meto em nada sem ele ter papel assinado, e sem ter tudo bem esclarecido. Os chatos das imobiliarias é que dizem que é mais fácil fazer as simulações dependendo da casa que queiramos, porque, por exemplo, um imóvel de um banco tem uma taxa de 2%, um privado tem de 5.5%, e portanto dizem para vermos antes casa e simularmos depois. Coisa que não me faz muito sentido mas pronto... já fizemos algumas simulações e acabaria a pagar mais ou menos o que já pago de renda, mas estaria a comprar (e também a assumir um enorme risco, bem sei).

L* disse...

A minha irmã já passou pela mesma situação! Acabaram por fazer várias simulações e chegaram à conclusão que era boa opção comprarem uma casa...o valor mensal era o mesmo da renda e para além disso, nestes primeiros 3 anos, já conseguiram amortizar grande parte do empréstimo por terem algum dinheiro de parte!
Lá está, é uma situação que tem de ser muito bem pensada para ver se vale ou não a pena!*

Caixa disse...

L*, isso é... pensar e fazer bem contas, senão enterramo-nos até ao pescoço!

Andreia Pereira disse...

Já somos duas, Caixa. Estou muito inclinada para comprar casa, mas ainda não me fui informar. Mesmo que tivesse que pagar mais 100 euros do que a renda que pago actualmente, pelo menos estava a pagar para uma coisa que vai ser minha. Aliás, o sonho mesmo era construir uma casa msm minha...mas acho que isso já é sonhar alto de amis

Geri disse...

Ai Caixinha eu sei que tu és uma pessoa ponderada mas não posso deixar de te dizer para pensares muito bem e fazeres muitas simulações antes de darem esse passo. Por mim falo que comprei casa numa altura onde ainda era muito fácil e tenho crédito bonificado (bons tempos!). Pago por isso muito pouco de prestação mas digo-te que se fosse hoje ou seria nas mesmas condições (o que já não é possível) ou então nunca compraria, optaria sempre por alugar, por variadas razões.
Mas boa sorte aí nesta nova aventura! :)

Conto de Fadas disse...

Geri, o meu medo é esse. :) Isto não é propriamente comprar uma bolsa... vamos vendo com calma!

EscritaDela disse...

Que bom :) eu já andei nessa luta e a única coisa que permite decidir o que escolher com menos dúvidas são mesmo as condições do crédito. Porque se fosse só a qualidade e beleza da casa, ficava mais difícil. Há casas tão lindas e espectaculares...mas tão tão caras :/
Mas haverá com certeza uma em que vocês se vão sentir em casa :) e pronto será essa!

David disse...

Caixa,

Reflete sobre o assunto mas tem em mente que um triplex não é bom para a velhice de pessoas e cães e gatos ;)

O meu cão coitadinho tá velhote e só sobe as escadas de acesso ao prédio, todas as outras escadas são para esquecer...

Conto de Fadas disse...

Olhar do Lobo, toda a razão, nem tinha pensado na velhice da minha cadela. Então fora de questão, até porque o terraço é no 3º piso do apartamento. :) Obrigada!

C*inderela disse...

Comprei casa vai fazer agora 3 anos, na altura ainda não estava muito mau. Comprei porque a prestação da casa saia-me muito mais barato que uma renda. Mas tenho amigas que queriam comprar agora mas vão esperar porque as condições do banco estão para lá de ridiculas.
Se está nos planos terem um filho, comprem já com um quarto a mais e assoalhadas de boas áreas. Na minha zona, as casas novas são giras e têm salas boas mas depois os quartos são muito pequenos.
Eu comprei uma casa antiga mas com boas áreas em todas as divisões (a cozinha é que é mais pequena) e a contar só com o ordenado de um porque nunca tive um trabalho certo nem com ordenado certo.

Bjokas.