segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A procura de casa

Tenho andado ausente por aqui. Andamos na procura de casa nova dado que vamos deixar o nosso apartamento até final do mês... Provavelmente vou viver para o prédio da minha mãe, o que é assim o meu ideal: prédio bom, boas condições, pertinho do trabalho (nem 10 minutos a pé), sítio onde pôr o carro e pertinho de tudo.

Isto da procura de casa tem muito que se lhe diga... O ideal seria metermo-nos numa compra mas hoje em dia comprar casa, a menos que se tenha muito dinheiro para dar de entrada, é quase uma loucura. Então mais vale arrendar e metermo-nos no que podemos efectivamente pagar. Infelizmente há muita gente que quer arrendar imóveis com aspecto de pocilgas, todos nojentos e sem condições. Só querem receber o deles ao final do mês mas nem a decência de uma pintura na parede querem fazer. Felizmente o mercado de arrendamentos está bem melhor agora do que há 3 anos atrás, quando fui para o meu actual apartamento: muito mais oferta e muito mais barata. É que nem há comparação com os preços!

Além disso, como papás de 4 bonitos patudos (1 canino, 3 felinos), já nos vimos confrontados com a realidade de que há muita gente que não quer cães em apartamento (embora quem estrague as coisas sejam as pessoas, mas bem, isso é outro assunto) e não arrenda nessas condições.

Desejem-me sorte que este assunto anda a pôr-me nervosa. Amanhã penso que já teremos a decisão tomada.

8 comentários:

NI disse...

Concordo contigo. Hoje a melhor opção é arrendar. É que não é só o que se paga ao bando pelo crédito hipotecário. Há que fazer contas aos seguros de vida obrigatórios (quase usurários) e ao IMI passado um curto tempo de isenção.

Aquela ideia de que "mais vale dar ao banco do que a uma pessoa porque no final estamos a dar para algo nosso", está no meu ponto de vista, ultrapassado face à situação actual.

Boa sorte.

Beijinhos

Conto de Fadas disse...

NI, eu quero muito comprar mas para isso tenho de estar numa situação de alguma folga financeira, o que não acontece de momento.

Posto isto, partimos para o arrendamento e acho que vamos fazer um óptimo negócio, amanhã vou visitar e penso que esta semana já assinamos. :)

Coquinhas disse...

Muita sorte fadinha. Aqui andamos no mesmo, mas para a primeira casinha weee uma empolgação :D Mas na minha cidade, actualmente, as casas estão fraquinhas e caras :S buh. Boa sorte querida

Maria disse...

O tamanho do passo de acordo com o tamanho da perna...não posso concordar mais...boa sorte!
Beijinhos
Maria

Conto de Fadas disse...

Habemus casa escolhida, mesmo por cima do apartamento da mãe! :P

Carla disse...

Muita sorte na busca da casa nova!!!
Quanto à questão comprar/arrendar, não é assim tão linear...eu falo por experiência própria. Depende de cada situação, claro!!!
Não vou aqui falar de valores, mas se quiseres, um dia podemos trocar umas ideias! Conheço muita gente a pagar quase tanto (ou mais!) por um apartamento alugado como eu pago pelo empréstimo da minha casa.
Beijinhos grandes!

Conto de Fadas disse...

Carla, eu sei disso. Por exemplo, o que pagaria de emprestimo seriam uns 20 euros a mais que de arrendamento... mas ficaria sujeita a flutuações nas taxas de juro e com isso, para já, não posso arriscar. :)

Carla disse...

Tens toda a razão! Eu só comentei porque muitas pessoas têm ideia fixa de que é muito mais barato alugar do que comprar, e nem sempre é assim, depende de inúmeras situações!!!

Mas continuando: tens mesmo razão! Eu já cheguei a pagar quase o dobro do que pago neste momento, devido à subida da Euribor!!!

Enfim, já sei que tens casa nova, agora muita sorte!!!