quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Gravidez - quase 33 semanas

E assim, num tirinho e sem saber bem como o tempo passou tão rápido, já estou quase a ser mãe! Este sábado chegamos às 33 semanas, fortes e saudáveis.

Fortes é a palavra para ambos, no sentido de fofos. Eu já somo 16 quilos a mais. O meu rapaz às 31 semanas já tinha 2 quilos, o que segundo a enfermeira e médica que fez a ecografia significa que está grande e gordinho, com um percentil acima da média (ou seja, maior/mais pesado que 81% dos bebés na mesma fase). A enfermeira diz que isso é muito bom (desde que não em exagero) porque se nascer antes do tempo já não há qualquer problema. 

Eu farto-me de comer, não admira que já tenha engordado tanto! Mas não estou preocupada... Pode ser que tenha a sorte de sair à raça da minha mãe: quando engravidou do meu irmão, engordou 20 quilos. Mas no dia a seguir ao parto tinha menos 13 quilos porque entre ele (3.900gr) e a tralha toda que sai de cá de dentro tinha um peso descomunal. Pode ser que grande parte dos meus 16 quilos seja bebé + tralha à volta dele. Não estou preocupada, sei que estou com muita retenção de líquidos, noto isso na minha cara, coxas e sobretudo costas. Mas fico feliz porque toda a gente diz que não se nota nada que engordei isso e que só ganhei barriga... Eu sei que é por simpatia, mas como há gente que às vezes é tão exageradamente honesta/desagradável, fico feliz que me digam estas coisas. 

Quando ele nascer, entre amamentação e preparação de tuuuudo para o casamento, consigo emagrecer. Tenho a consciência de que não emagreço porque como muito; então quando corto na comida, emagreço bem. Assim será depois de o bebé nascer... Até lá vou comendo, até porque estou com anemia e ando sempre com fome.

De resto, já tenho quase tudo preparado. Esta semana vou acabar de comprar as coisas para a malinha de maternidade e comprar a roupinha de cama para ele, fica tudo comprado e preparado. Estamos fartos de gastar dinheiro e quando ele sair cá para fora será ainda pior... Mas bem, é pela melhor causa do mundo.

Ah. Outra coisa. Tenho 4 animais e ainda nenhum se apercebeu que estou grávida... Temo que não sejam muito perspicazes.

4 comentários:

ML disse...

Deves estar ótima, e mais do que os quilos importa é o teu bem estar físico e psicológico. E claro a saúde do bebé, que pelo que dizes está ótimo e isso é o melhor do mundo! Depois recuperamos tudo não te preocupes.

Por cá fazemos hoje 28 semanas. E ainda tenho pouca coisa preparada. Acho que por ser a segunda gravidez ando a relaxar mais um bocadinho... mas vou começar a preparar tudo em força!

Beijinhos e continuação de tudo de bom!

Conto de Fadas disse...

ML, por aqui só falta perder o amor a mais umas notas e comprar a roupinha de cama do miúdo... e depois uns pequenos detalhes, por exemplo as coisinhas para fazer o curativo do umbigo e assim, nada com expressão! :) Olha, já estou ansiosa.

Um beijinho!

Diana Machado disse...

que maravilha! :) que continue a correr tudo bem. a minha mãe na altura em que engravidou de mim acho que engordou pelo menos uns 18 quilos e emagreceu tudo depois até naturalmente

Conto de Fadas disse...

Diana, isto depois perde-se! Eu tenho a pressão extra de casar em Julho portanto vou tentar regrar bem a alimentação... verdade seja dita, como vou estar por casa essa parte fica mais fácil!