sábado, 4 de janeiro de 2014

Regresso à dieta

Interromper uma dieta a sério, quando ainda não chegamos ao peso ideal, é pura estupidez. Foi a 18 de Março do ano passado que comecei uma dieta a sério que fui descrevendo aqui. A 3 de Julho tinha menos 11 quilos, estava a 700gr do peso que me indicaram como ideal: 63 quilos.

À data de hoje já recuperei 5.5 quilos e meio. Desde meio de Julho que me desleixei na dieta e nos últimos dois meses tenho comido muito e muito mal. Muitos doces, muitos fritos, muita porcaria.

Anteontem regressei à dieta com ânimo e força de vontade. Ontem fui ao supermercado fazer as compras semanais e os corredores das bolachas, bolos, pão, batatas fritas e afins foram uma absoluta tortura. Logo ontem que estive a fazer um dia de detox (dia apenas a sopas e fruta)... Tinha fome, tinha vontade de comer, apetecia-me atacar tudo. Comprei bolachas e bolinhos e batatas fritas mas não vou tocar em nada. No entanto, o Caixote está magro e tem o direito de comer, coitado.

É mesmo uma estupidez descurar uma dieta. Aliás, ao final de uns meses aquilo já nem me parecia dieta, já era normal. não me custava. Tinha um dia por semana em que comia o que me apetecia e nos restantes 6 dias pura e simplesmente não comia arroz, batatas, massa e evitava açúcares e gorduras. Mas comia muita carne, ovo, queijo, nunca tinha fome e sentia-me mesmo bem.

No dia 2 retomei, como disse, a dieta. E o objectivo é até final de Março regressar aos 63 quilos. E em Abril começar a treinar num ginásio. Só quero treinar quando já estiver com o peso que pretendo, até porque na Dieta dos 31 Dias não é aconselhável exercício pesado dado que comemos poucos hidratos.

Espero conseguir manter-me com força de vontade, já me sentia tãaaaao bem!

12 comentários:

Mia disse...

Olá Caixa. Se me permites vou-te dar os conselhos que conheço depois de no ano passado ter feito uma dieta em que perdi 13kg, cujo peso tenho conseguido manter até hoje, depois de já a ter terminado há 4 meses. Eu fiz uma dieta super equilibrada em que quase nada estava excluído (apenas doces, fritos e alguns elementos pontuais como bananas e favas). Comia hidratos todos os dias, mas apenas ao pequeno almoço e almoço. Foi uma dieta à qual me habituei muito bem porque não parecia dieta, era sim uma alimentação saudável e permitiu-me mudar para um estilo de vida saudável. Acho que esse é o ponto chave. As dietas que se encaram como algo temporário falham muito facilmente. Esta dieta que fiz permitiu-me mudar verdadeiramente a forma como como. Não tinha um dia por semana para comer o que me apetecesse, mantive a dieta por cerca de 6 meses e apenas no final, quando passei para a manutenção (que ainda estou agora a fazer) passei a poder comer o que me apetecesse durante o fim de semana, contando que chegando a segunda feira volto à alimentação de sempre. Tem resultado porque este é o meu estilo de vida agora. Sou super gulosa mas não deixo de comer o que me apetece, faço-o é ao fim de semana e assim ganhei o método, que é algo muito necessário nestas coisas. Se quiseres que te envie a dieta e só dizeres. Boa sorte e muita persistência, que nestas coisas é bem precisa :)

Conto de Fadas disse...

Mia, a dieta dos 31 dias funciona dessa forma. :) Quando entramos na manutenção, devemos ter sexta, sábado e e domingo livres mas não comer hidratos no resto dos dias; ou só comer hidratos ao pequeno-almoço e almoço mas não o resto do dia. Resta-me chegar ao peso ideal para depois entrar nessa fase! OBRIGADA. :)

Mia disse...

A minha dieta também incluía a mesma alimentação durante a fase de dieta, ou seja, todos os dias hidratos ao pequeno almoço e almoço, ocasionalmente umas bolachinhas ao lanche. Apenas não tem a parte do fim de semana livre, que só existe na manutenção. Basicamente é manutenção é algo para durar para sempre. Não sei se a dieta dos 31 dias funciona assim, mas normalmente as dietas que excluem hidratos não dão certo a longo prazo. Ou as pessoas não aguentam ou se aguentam, quando o corpo volta aos hidratos, é muito mais fácil engordar. Apenas incido nesta questão porque acho (e está mais que provado) que uma dieta que exclua grupos de alimentos não consegue adaptar a pessoa a um novo estilo de vida e como consequência tem piores resultados a largo prazo. Se precisares de algo está à vontade :)

Conto de Fadas disse...

Mia, isso é certo. Nunca excluo totalmente os hidratos até porque quando voltasse a introduzi-los ia engordar tipo peixe-balão! lol Vamos ver como corre agora, estou confiante.

Beijinhos e obrigada. :)

stiletto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
stiletto disse...

Como já disseram as comentadoras anteriores, o importante não é encarar a dieta como algo temporário mas sim aproveitar para alterar estilos de vida.
Eu até gostava de pesar um pouco menos (tenho 1,68 m e 70 kg de peso) mas adoro comer. Tento não abusar mas há alturas em que como melhor e outras para esquecer. Logo eu não sou um bom exemplo.
Tu já provaste que tens força de vontade por isso vais conseguir.

stiletto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
stiletto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Petra disse...

Força rapariga... beijinhos e bom ano.

Sílvia disse...

Acho que o problema está em considerares a dieta como algo temporário, devias encarar como uma mudança de vida para um estilo mais saudável. Dietas muito restritivas acabam por não funcionar porque quando terminam o peso recupera-se todo. Devias isso sim não te privares de comer, mas comer menos e comer bem, depois de interiorizares isso não voltas ao que eras. E acredita, não passas fome nenhuma.
Alimentação saudável com exercício físico e de certeza que ficarias no bom caminho. Mas isso sou eu que acho dietas malucas uma enorme estupidez-

Dora disse...

Eu também engordei 6kgs desde Julho. 3 devem ter sido em Dezembro. lol

Conto de Fadas disse...

Sílvia, nesta primeira fase da dieta, muito mais restritiva do que a fase seguinte, tenho de encarar mesmo como dieta porque só dura 1 mês e meio. A partir daí é mesmo hábito,já não dieta mas regime de alimentação normal. :)