quinta-feira, 8 de julho de 2010

A isto eu chamo Grande Invenção!


"Oscar é o nome do gato que perdeu as duas patas traseiras, mas ganhou dois implantes que, numa operação pioneira, lhe devolveram a capacidade para andar sobre quatro patas.
As novas patas, feitas por encomenda, fixam o tornozelo, através de bioengenharia capaz de imitar o processo pelo qual o osso cresce através da pele, segundo refere a BBC.
Depois de ser colhido por uma ceifeira-debulhadora, em Outubro, enquanto dormia ao sol, Oscar foi levado a Noel Fitzpatrick, um cirurgião veterinário de Surrey, sul da Inglaterra, que fez a operação.
As próteses foram desenvolvidas por uma equipa da Universidade de Londres, liderada pelo professor Gordon Blunn, director do Centro de Engenharia Biomédica.
O professor Blunn e a sua equipa trabalharam em colaboração com Fitzpatrick para desenvolver estes implantes capazes de suportar peso, combinando engenharia mecânica com biologia, diz o El Mundo.
“A verdadeira revolução é que são tratados com uma substância que permite o osso e a pele crescerem em torno dele”, disse o veterinário.
As pernas mecânicas foram encaixadas sobre uniões moldáveis no fim das próteses, permitindo o movimento completo.
Segundo declarações do professor Blunn à BBC, a ideia inicial era desenvolver este tipo de próteses para pacientes com amputações que conservem o “toco”. Esta tecnologia está a ser testada em humanos e já está a ser usada para criar uma prótese para uma mulher que perdeu o ombro em Julho de 2005, num bombardeamento.
O êxito desta operação demonstra o potencial de uma tecnologia que pode transformar o futuro da ortopedia",
in JN.

Podem vê-lo a andar logo a seguir à cirurgia aqui: http://www.youtube.com/watch?v=-CSoroo-bkg
E agora já completamente adaptado: http://www.youtube.com/watch?v=XmDqVN7vr8E
Isto sim é um final feliz!

4 comentários:

Narizinho Lunático disse...

Tão lindo... Parece o meu Óscar... O meu, felizmente, não tem tanto azar quanto esse... Mas, como é costume dizer, não há mal que sempre dure... E esse pequenito reencontrou a sorte dele... Que bom!! :) Bjitos

dinona disse...

Eu vi isso... fiquei tão comovida haver alguém que se preocupe com os animais...
Eu até chorei...

Ana disse...

É amoroso o gatinho. E que coisa medonha, ser colhido por uma daquelas máquinas da terra! Deus me livre, coitados dos meus três meninos!

Felizmente há gente boa e que faz estes pequenos milagres. :)

Cristina Ramalho disse...

MARAVILHOSO!!!!! adorei.... :)