quarta-feira, 18 de julho de 2012

Coisas que eu não entendo...

O meu Caixote é muito boa pessoa. Não digo isto por ser meu companheiro, é porque é mesmo... Muito melhor que eu. Eu sou desconfiada, sou "calejada", sou realista em relação às merdas que as pessoas fazem. Ele não, vive no seu mundo utópico e acredita que as pessoas são boas, verdadeiras e que cumprem o que dizem...
Sempre foi e sempre será assim, parece-me, embora eu me irrite muito para tentar que ele veja as coisas com a realidade de um mundo que não é perfeito, mas ele tem aquele véu da inocência que não lhe permite acreditar em mim nesses momentos. Por causa de ser como é, a própria família já lhe fez porcaria que chegue e acho que finalmente abriu os olhos.

Desde que ele está desempregado, muita gente lhe disse que lhe dava emprego. Um anda a enrolá-lo há mais de um mês... ele ligou e ligou e o gajo diz sempre "quinta-feira ligo-te", "terça-feira ligo-te", "logo ligo-te", e o que é facto é que não liga nem diz nada e anda há um mês a dar-lhe esperanças. Para que é que lhe disse que lhe dava emprego e não dá?

Outra já há muito tempo mesmo que lhe disse que, quando ele quisesse, lhe dava emprego na hora. Bem, então ele agora que percebeu que o outro anterior não lhe dizia nada, foi falar com ela. Ela disse-lhe para passar lá segunda ou terça. Passou ontem de manhã, ela disse para passar de tarde. Passou de tarde, passa amanhã. E já lá foi de manhã, ela não estava e certamente que vai ser para passar amanhã... Para que raio falou ela?!

Eu gostava de saber porque é que as pessoas fazem isto, juro que não entendo... é para parecerem simpáticas? Para parecerem caridosas? Não perceberão que dão esperanças a alguém que, em consequência de estar desempregado, já está numa situação de merda que chegue?

Lembra-me uma notária aqui de Viana que, quando em Março do ano passado eu lhe fui entregar o meu curriculum (tinha acabado de ser aprovada no exame para colaborador de notário), me disse logo "Eu dou-lhe trabalho. Ou aqui ou no escritório do meu marido, que tem um escritório de advogados, eu dou-lhe emprego. Venha cá amanhã para falarmos melhor." e eu fiquei feliz, feliz, feliz! Fui no dia seguinte de manhã, pediram para passar de tarde; fui de tarde, a funcionária disse que ela estava ocupada e para passar no dia seguinte; no dia seguinte, bem... and so on... sei que fui lá umas 10 vezes de propósito e nunca podia, nunca tinha tido tempo de "analisar as coisas". Da última vez, entreguei o meu curriculum de novo, deixei o meu contacto. Até hoje.

Já lhe disse, esta manhã vai correr as capelinhas todas para ver se arranja trabalho... assim não dá. 

6 comentários:

Cláudia disse...

o primeiro parágrafo parece a descrição do que se passa lá por casa...

E sim, as pessoas dizem essas porcarias só para ficarem bem na foto e depois quando chega à hora H não têm coragem de dizer 'desculpa, afinal não dá', cara a cara e protelam com desculpas esfarrapadas, até que uma pessoa ganha vergonha pela desonestidade alheia e subentende a mensagem.

Conto de Fadas disse...

Cláudia, valha-me deus que me dá uns nervos, se pudesse dava-lhes um estalo a todos e dizia "Queria ver se fosses tu que estivesses nesta situação, se gostavas que te andassem a enrolar!". Ainda ontem um homem de um sítio onde ele foi trabalhar para cobrir umas férias (só 10 dias) lhe perguntou se podia ir este fim-de-semana, ele disse que não por causa desta e eu já lhe vou é dizer para aceitar... que treta pá!

GATA disse...

Eu sou como tu: desconfiada, "calejada", realista em relação às merdas que as pessoas fazem!

E entendo tão bem o que descreves... Se eu estivesse à espera de ajuda, ainda estava desempregada. Eu gosto de ajudar, desinteressadamente; mas se não posso, digo que não posso; e no teu caso, não posso, infelizmente...

Mas desejo-te MUITO BOA SORTE e, mais uma vez, mando-te ENERGIA FELINA POSITIVA!

Conto de Fadas disse...

GATA, obrigada Gata, és uma querida. Eu não digo que preciso que nos ajudem que este mundo é uma selva e há poucos a ajudar os outros, mas por favor que não mintam e alimentem esperanças nas pessoas... mais vale dizer logo que não se pode, que não se tem trabalho que justifique, acabou!

EscritaDela disse...

A vida é mesmo complicada, mas se não existissem pessoas que a dificultam talvez fosse mais leve o peso que se carrega. Eu concordo que as pessoas o fazem porque fica bem naquele momento dizer que se ajuda...mas daí a ajudar ainda vai uma distância. Força :)

Borboleta sem flor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.