sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dos incêndios

Atendendo ao que se passa neste momento na Madeira, em Tavira e noutros locais do nosso país, ponho-me a pensar no desespero de quem vê a sua casa, aquele lar para o qual trabalhou a vida toda, a desaparecer em minutos. O desespero de perder casa, carros, bens, animais (deus me livre, é coisa que me tira o sono pensar nisso... eu enfiava os meus dois gatos na mochila e a cadela nem que fosse ao pontapé, mas ela saía comigo), pessoas (hoje morreram 3 pessoas dentro de uma casa...) é inimaginável, eu só de escrever fico arrepiada. 
Não tenho pudor nenhum em dizer que desejo a morte a quem provoca isto. Mas deviam morrer assados, sofrer horrores, porque taradices de piromaníacos não são desculpáveis e interesses económicos muito menos.
Vivo num apartamento e todos os dias fecho o gás da cozinha depois de acabar de cozinhar, tal o medo que tenho que algum dia algo aconteça - e porque tenho uma cadela que abre os bicos do gás. Se eu não tivesse este cuidado, talvez com a cadela que tenho já tivesse provocado uma explosão. O horror de pensar em ficar sem a minha casa, destruir a casa dos outros e provocar a morte ou ferimento dos outros faz com que nunca me esqueça deste cuidado. E porque tenho mesmo medo do fogo e explosões.

Enfim, é terrível isto.

3 comentários:

Maria.Fonseca disse...

Infelizmente vi, com apenas 5 anos, a minha casa ser devorada pelas chamas. Ainda hoje consigo rever tudo o que se passou, o desespero da minha avó, o choro horrível da minha mãe e tias. Mais tarde viemos a saber que foi um ex-namorado na minha tia que o fez depois de ter assaltado a casa. Nunca foi punido por isso :/ Ao ver notícias destas o meu coração fica pequenino, eu já passei pelo Inferno e sei bem o que isso é. Ainda por cima tenho família a morar no meio da serra Algarvia mesmo perto de Tavira, até agora tudo está controlado naquela zona, mas o fogo é tão imprevisível.

Conto de Fadas disse...

Maria, isso é terrível... E depois é uma impunidade que deixa uma pessoa capaz de cometer loucuras! São coisas que nunca se esquecem e um pedaço de nós que nunca recupera.

Carla disse...

Eu nem tenho gás em casa...mas perder tudo também me assusta.
E os incêndios então, são o horror!