segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A Gravidez - Parte III

Passo semanas sem vir aqui mas depois há dias, como hoje, em que chove e não anda ninguém na rua, o trabalho é pouco e me apetece vir aqui pôr-vos a par de mais alguns detalhes desta gravidez que já conta com 18 semanas e 2 dias, cerca de 4 meses e meio.

Neste momento tenho cerca de 4 quilos a mais do que no início da gravidez, o que me parece razoável e segundo a enfermeira está dentro do previsto. Segundo me disse, deveria engordar entre 10 e 12 quilos, até aos 14 aceita mas a seguir aí começaria a chatear-me porque já não seria saudável e depois seria muito difícil de perder.

Já se nota muito bem a barriga, neste momento só consigo usar as calças pré-mamã (daquelas com tira de algodão alta) que comprei e umas outras largonas nas pernas com elástico na cintura que vos mostrei no post anterior. Estou limitada a 3 calças, é um drama para quem tinha uns 15 pares e tem como peça de roupa favorita as calças! Camisolas ainda uso tudo normal, até porque como uso sempre peças largas para cima tudo me serve perfeitamente. Toda a gente me diz para usar peças justas para cima para parecer grávida e não gorda mas eu ainda não me mentalizei disso, talvez daqui a mais umas semanas!

Daqui a 2 a 3 semanas vamos fazer a ecografia morfológica, aquela onde já garantem 100% o sexo do bebé, embora haja quase certezas de que é menino. Em princípio faremos uma ecografia 3D/4D, custa uns 80 euros aqui na cidade mas acho que é um dinheiro bem gasto porque podemos ver tudo ao detalhe. O Caixote não pára de insistir nisso e se pudermos despender mais esse dinheiro, fazemos assim.

Esta semana chegou o armário para a roupa e coisinhas do bebé. É gigante, tem 2.10mt de altura, cerca de 1mt de largura e uns 70cm de profundidade. Já está cheio de coisinhas, roupa, brinquedos, babetes, roupa interior, botinhas, almofadas, mantinhas... Bem, vai ser um bebé hiper mimado! Nem quero imaginar como vai ficar este armário pela altura do Natal se às 18 semanas já está cheio de coisas!


O armário está no meio da sala, era para ficar no corredor junto ao nosso (o armário no nosso T1 é dos embutidos e está no corredor) mas é tão enorme que não cabe. A verdade é que até cerca dos 8 meses do bebé não contamos sequer mudar de casa, o nosso T1 dará perfeitamente porque nos primeiros meses a caminha dele vai ficar no nosso quarto. Além de que dá um jeitaço viver no andar por cima da minha mãe e poder contar com aquela preciosa ajuda constante! Depois disso arranjamos um apartamento maior, para já não pensamos sequer nisso.

O armário não foi propriamente barato, custou quase 400€. Mandamos fazer mesmo numa empresa de móveis aqui da cidade, achamos que o investimento valia a pena num móvel que é para durar uns bons anos e onde queremos meter as tralhas todas do bebé, sobretudo porque agora temos pouco espaço. Ali caberão fraldas, cremes, mantas e tudo o que ele precisa. 

Quanto ao bebé propriamente, no final de Setembro fui buscar os resultados das análises de despiste das várias trissomias. Foi tudo despistado e apresentamos valores muito melhores do que o normal, o que me deixou extremamente feliz! Segundo me explicaram, na minha idade é normal que a percentagem de possibilidade de Trissomia 21 seja de 1/600 e a minha percentagem é de 1/18.000, penso que já podemos ficar descansados! :)

De facto é como dizem: quando engravidamos só queremos que eles saiam saudáveis, nada mais. Não importa se é menino ou menina, o que importa é que venha bem. O facto de estar a levar uma gravidez super descontraída, sem dramas, sem ansiedades, sem enjoos só ajuda nisso. Só tenho, de vez em quando, um bocado de azia de tarde mas passa logo. Bebé santinho... até agora!

5 comentários:

ádescávir disse...

És uma sortuda :D

Conto de Fadas disse...

ádescávir, por acaso não me posso queixar de não ser sortuda! :D

M. disse...

Ando sempre à espera de novos posts, sigo o facebook da loja (não sei se a Caixa se recorda mas cheguei a fazer um trabalho sobre a loja, lá nos primeiros meses :)) mas só agora me deu para comentar...muitos parabéns pela gravidez! Espero que venha daí um bebé muito saudável e que sejam todos muito felizes!

Conto de Fadas disse...

M., obrigadíssima! :) No blog da loja sou pouco activa dado que o facebook e o site já me consomem imeeeensas horas por dia! Por aqui tenho andado pouco activa porque francamente tenho tido imenso que fazer e tratar. Gravidez, casório, loja com nova colecção... Mas prometo tentar ser mais frequente!

Um beijinho e obrigada. :)

Liliana Pereira disse...

Que bom que está tudo a correr lindamente! E é mesmo como dizes, o que interessa é estar tudo bem connosco e com o bebé que trazemos. Tudo o resto é secundário!

beijinhos!