domingo, 22 de agosto de 2010

É uma questão de hábito.


Embora isso não me torne mais feliz, eu sou a pessoa mais stressada e mais rigorosa do mundo! Quando combino qualquer coisa às 10h, tem de ser às 10h. 10h30 não é a mesma coisa, é meia hora mais tarde... Salvo grande justificação, isso já é razão para me pôr irritada; quando alguém marca alguma coisa comigo, não tem o direito de à última da hora dizer que afinal não dá, por A, B, ou C. Quer dizer, até tem, se esse desmarcar não for um hábito mas sim uma situação excepcional. Se for um hábito, fico mesmo irritada; se alguém me promete alguma coisa, cumpre. Dê por onde der, tem de cumprir.
Isto tudo faz de mim uma pessoa mais stressada e menos impaciente, porque infelizmente as pessoas têm o grande hábito de não cumprir aquilo que combinam: quer atrasando-se, quer não aparecendo, quer dizendo que surgiu um contratempo. E eu enervo-me porque eu cumpro aquilo que digo, não me atraso, não prometo o impossível, não digo à última da hora que não posso ir. Porque eu sei que, quando as pessoas estão a contar comigo, não é o facto de me dizerem que foi sem intenção, ou não foi por mal, ou pensava que ia dar para ir, ou distraí-me com as horas, que vai mudar alguma coisa... A desculpa tem de ser muito melhor do que isso!

E se as pessoas se habituarem a cumprir aquilo que combinam, a aparecer quando dizem que vão aparecer, a ligar quando dizem que vão ligar, a mandar a tal mensagem com a informação que precisamos quando dizem que a vão mandar, a sair às horas que dizem que vão sair, este mundo seria muito melhor. Porque isto, como tudo na vida, consegue-se através do hábito de começar a cumprir.

12 comentários:

Anónimo disse...

O ser humano é um animal de hábitos.
É tudo uma questão de nos habituarmos bem.
Tive um chefe que nos dava cada "bronca", se nos apanhava nem que fosse com uma posição do corpo inadequada ao tipo de operação que efectuávamos. Dizia ele que quando estamos em fase de aprendizagem, devemos aprender a fazer bem, caso contrário passamos o resto da vida a fazer mal.
Eu tenho carro há 30 anos e nunca tive necessidade de estacionar em cima de passeios ou passadeiras, simplesmente porque me mentalizei que não são lugares de estacionamento.
Haja pachorra...

Caixa disse...

Exactamente! Não custa mentalizar que as coisas têm de ser feitas de determinada maneira. Mas pronto, há quem não aprenda...

MMS disse...

Como eu te percebo, Ana.
Chego sempre a horas a todo o lado e, inevitavelmente, fico à espera :)

Anónimo disse...

eu também sou assim super stressada e tenho sempre de chegar a horas, se os outros não chegam passo-me.. principalmente quando o atraso e de 45 min a 2 horas...

MissGummyBear disse...

Eu não sou super stressada com isso, mas deixa-me fora de mim quando as pessoas se atrasam, porque eu cumpro sempre. E pior é que isso é chegarem como se nada fosse, sem avisar sem nada. ainda se fazem despercebidas. Há pessoas que não têm mesmo noção.

im disse...

Ora aqui está um post com o qual me identifico. Atrasos, esquecimento e falsas desculpas são coisinhas simples que me fazem desesperar. Basicamente, porque espero que tenham comigo a atitude que tenho com os outros - a de cumprir o prometido.

Como te percebo...

Beijinhos

Julie disse...

Então também sou stressada por natureza. Irrita-me quando alguém me deixa esperar e irrita-me se por alguma razão alheia à minha vontade também faço alguém esperar.

Sou pontual e responsável e isto torna-me exigente. Exijo que os outros também o sejam para comigo.

Caixa disse...

É isso! Mas pronto, há quem não entenda, e depois não compreenda porque é que eu fico chateada com esta situação.

E isto vezes mil? Ui... Passo-me dos carretos, já não aguento mais...

Mary Jane disse...

Não és a mais stressada do mundo. Eu quando combino às 10, geralmente estou entre as 9h58 e as 10h02. As pessoas mais stressadas e rigorosas que eu conheço a nível horário estão às 9h50. Quando a desmarcações súbitas - quem não se sentir irritado, certamente é um santo.

Caixa disse...

lol Tens toda a razão, se calhar até sou mansa!

- disse...

Como te entendo. É uma coisa que mexe com o meu sistema nervoso. Se eu estou pronta a tempo e no local combinado então a outra pessoa, tambem tem de estar, porque nao sou a super mulher, sou um ser humano igual á pessoa qe supostamente, sabe-se la pq, nao conseguiu chegar a horas por este ou aqele motivo. eu consegui, sabe-se la como, faço verdadeiros milagres, só podee..
Mas pronto. é realmente uma coisa q me deixa fora de mim e q o meu namorado tem muito a mania de fazer o q ja nos deu serios problemas.*

Caixa disse...

Pois Foxy, é isso mesmo que está a acontecer comigo. :)