segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Viagem - as conclusões.

Depois de 4 dias em Madrid, resta-me dizer que a cidade é f-a-b-u-l-o-s-a. É linda de morrer, repleta de monumentos lindíssimos, a arquitectura é muito diferente da nossa, tem jardins enormes e muito bonitos. Além disso, à parte de não haver onde estacionar o carro sem se pagar, tem uma rede de metro gigante e muito boa, que nos leva para todo o lado!
Quanto à comida, é caríssima! Até se come bem, apesar de realmente a comida ser à base de tapas e bocadillos!
Agora 20 conclusões:

1- Madrid vive do turismo. É só gente diferente, montes de chineses, montes de sul-americanos, montes de portugueses, montes de ingleses, tudo!
2- Mesmo à uma da manhã, o trânsito é impressionante e a quantidade de gente na rua é impressionante;
3- Não sei que se passa naquela cidade, mas numa noite normal , a meio da semana, tivemos de percorrer uns vinte hotéis até conseguir encontrar um quarto livre para dormirmos!
4- O café é uma merda;
5- O fiambre é uma merda;
6- O Starbucks é caríssimo e eu não achei nada de especial;
7- Para os espanhóis é normal para 1.50 euros por um café, de merda ainda por cima;
8- A quantidade de homossexuais lá é impressionante! Ou pelo menos dos assumidos é, porque é vê-los passear nas ruas de mão dada, na boa. Gostei de ver que a mentalidade lá é outra!
9- Todas as mulheres usam calções curtos;
10- Todas as mulheres andam de saltos altos;
11- Todas as mulheres andam pintadas noite e dia;
12- As pessoas produzem-se mais, vestem-se de maneira diferente e extravagante;
13- Os espanhóis não entendem nada do que dizemos, apesar de nós entendermos tudo o que eles dizem. Devemos ter um QI diferente;
14- A língua espanhola enerva-me. Parece que estão sempre aos gritos, a falar com pressa;
15- No metro tem sempre alguém a tocar ou guitarra, ou flauta, ou violino, e a pedir dinheiro;
16- Há um McDonalds e um Burguer King em cada esquina;
17- Há uma Mango, Zara e Blanco em cada rua;
18- Os portugueses são, em regra geral, mais gordos. O que é natural, dado que a nossa comidinha é muito melhor;
19- Há lojas lindas de morrer na Gran Vía;
20- A quantidade de polícia na rua é assustadora! Só polícias por todo o lado, a pé, de bicicleta, de carro e até de cavalo! Alguns andam simplesmente pela rua a pedir documento de identificação às pessoas, achei curioso.

Para já é isto. Depois posto fotos!

5 comentários:

Marcia P. disse...

Ana,
Gostei das suas conclusões e apontamentos. Irei à Madrid em Outubro e foi muito elucidativo e irei prevenida quanto ao café. Pagar 1,50 por um café de merda é de doer.

Ana Sousa disse...

Estive em Madrid vai para 2 anos e concordo com a maioria das conclusões.

Em relação ao 13 passa-se precisamente o inverso cá. Os portugueses não entendem nada do que os espanhóis dizem ou pior acham que percebem quando não entendem patavina, ou ainda pior, acham que sabem falar castelhano(e muitas vezes é português aos gritos). :) Agora a sério, o português de Portugal é difícil de entender, já com brasileiros eles entendem-se melhor.

Também não me parece justo comparar a comida portuguesa à "de" Madrid. Se dependêssemos só de Lisboa também passávamos cá uma "fomeca".

Os espanhóis têm menos complexos e e são mais eufóricos. E alguns em Madrid falam como se tivessem uma batata quente na boca.

E, definitivamente, a mentalidade é outra, mas em relação a muita coisa.

***

Caixa disse...

É bem verdade! Eu conheço algumas partes de Espanha, sobretudo Norte, e a comida é quase sempre a mesma. Mas se calhar sou eu que não sei onde procurar, porque imensa gente me diz que se come muito bem em Espanha! Aliás, o meu pai vive lá e diz que sim, só que como em Portugal é complicado comer-se tão bem!

Quanto à língua, desentendimentos à parte, cá nos vamos todos entendendo! :)

Mas é uma cidade linda! Quanto à tua viagem Márcia, posso dizer que valerá imenso a pena, mas a carteira tem de ir recheada. Um conselho: Hotel Florida Norte. É um 4 estrelas modesto, mas custa apenas 70 euros com pequeno-almoço (para Madrid, é uma pechincha!) e a localização é inigualável. :) Em frente ao metro, rodeado de cafés e um shopping, e jardins lindos de morrer. Só que tens de reservar a primeira noite, senão não arranjas quarto.

:)

Petra disse...

também ja la estive, e sim concordo contigo! e entao a comida=? nao gostei! mas a cidade é fantástica!

Caixa disse...

Eu também não gostei, mas será uma questão de hábito... Sei que com tapas todos os dias, num mês estava uma orca!