quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Amizade é isto

Como eu passo muito tempo em casa vejo muita televisão. E no programa As Tardes da Júlia (no quarto não tenho Cabo!) de hoje o tema principal foram as amizades. Entre vários testemunhos de amizades muito grandes e engraçadas, a psicóloga clínica que lá estava encerrou o tema com a seguinte frase:

Muitas vezes, a amizade resume-se nisto: em estender o lenço, dar a mão e dizer apenas "Tem calma, que isso vai passar".

Adorei a afirmação, pronto, que quereis? Eu sou uma pessoa dada às poesias e gostei... Fez-me lembrar o que uma amiga me disse que mais a marcou no dia em que a sua mãe morreu, quando uma amiga dela chegou ao pé dela e lhe disse somente Eu sei que agora não parece, mas tu vais ficar bem.
E a verdade é que realmente entendo que a amizade verdadeira é isto: é o apoio incondicional nos momentos maus (porque nos bons ninguém precisa de apoio). É por isso que os meus amigos não chegam a uma mão cheia, se não contar com gente da família...

11 comentários:

Doce disse...

Para mim a amizade não é assim tão linear

Zé-da-Burra disse...

Epá, grande frase. Os programas da Júlia, do Cláudio Ramos com aquela gaja filha do Shrek ou do Goucha, são autênticas aulas de filosofia eheheh.
Pena que a Florbela Queiroz parece que arranjou trabalho no teatro, porque sem ela a televisão portuguesa não é a mesma coisa loool.
Vê-se, mas não é a mesma coisa. É um bocadinho melhor. Loool

Ana disse...

Pois claro que não é assim tão linear, não é SÓ isto, mas é muito nisto que se vêem os amigos e aqueles que não são. E eu, por infelicidade do destino, cada vez vejo mais isso...

Rui Caldeira disse...

"estender o lenço, dar a mão e dizer apenas "Tem calma, que isso vai passar". --> isto não será quando um gajo tá constipado ?? Pelo menos a mim dizem-me isso quando tou ranhoso e não são meus amigos =|

Petra Pink disse...

sem dúvida, essa frase ilustra bem o que pode ser uma amizade, e sim as vezes não sabemos bem se os que temos são verdadeiros, mas haja uma mão cheia daqueles bons e já é uma felicidade, porque quando precisamos eles estão lá.

Ana disse...

Ai estes homens são uns broncos... lol O lenço é assim metafórico, não sei bem o que significará mas fica bonito!

MissGummyBear disse...

Mas olha que gostei mesmo. É isso e pronto. Assim, simples.

Geri disse...

Numa fase bem difícil da minha vida (não há muito tempo) tive uma amiga que passou uma tarde inteira de mãos dada comigo enquanto eu chorava desalmadamente. E ela ficou ali, sem dizer nada, só de mãos dadas... E nunca me irei esquecer disso...

Ana disse...

Pois é Geri, às vezes é só disso que precisamos. E tal como eu, deves saber que não há muita gente a fazê-lo!

JS disse...

Pois é, às vezes não temos palavras. Às vezes não há palavras, mas a presença de uma mão amiga por vezes é suficiente. :)

Mamã Lu disse...

É bem verdade!
Eu tb dou muito valor às amizades, e apesar de nem sempre estar com os meus amigos, eu sei que eles vão lá estar sempre, e aconteça o que acontecer, apenas o silêncio da sua presença é suficiente para nos dar força..;)

Beijinho