quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Festas de Nossa Senhora d'Agonia


O Norte, por Miguel Esteves Cardoso: " (...) O Minho é a nossa província mais estragada e continua a ser a mais bela. As festas da Nossa Senhora da Agonia são as maiores e mais impressionantes que já se viram. Viana do Castelo é uma cidade clara. Não esconde nada. Não há uma Viana secreta. Não há outra Viana do lado de lá. Em Viana do Castelo está tudo à vista. A luz mostra tudo o que há para ver. É uma cidade verde-branca. Verde-rio e verde-mar, mas branca. Em Agosto até o verde mais escuro, que se vê nas árvores antigas do Monte de Santa Luzia, parece tornar-se branco ao olhar. Até o granito das casas. No Norte a comida é melhor. O vinho é melhor. O serviço é melhor. Os preços são mais baixos. Não é difícil entrar ao calhas numa taberna, comer muito bem e pagar uma ninharia. Estas são as verdades do Norte de Portugal. Mas há uma verdade maior. É que só o Norte existe. O Sul não existe."

As festas d'Agonia, sem dúvida as maiores e melhores do país, este ano realizam-se do dia 20 a 23 de Agosto. Visitem-nos. Garanto que não se vão arrepender!


Quer dizer... se trouxerem carro são capazes de se arrepender um bocadinho de nada na hora de estacionar... e se tiverem de ficar num hotel também são capazes de se arrepender na hora de dormitar... e se tiverem de jantar ou almoçar fora também são capazes de se arrepender... e se forem claustrofóbicos também são capazes de se arrepender... Tirando isso, as Festas são um espectáculo!

2 comentários:

Ana Alvarenga disse...

Ana, o que eu curtia as Festas da Sra. da Agonia, quando passava as férias grandes em VN Cerveira...e as de Ponte de Lima...e as de Caminha e Seixas e Lanhelas... Enfim, corriamos todas as Festas da Região. Mas as de Viana tinham o fogo de artifício mais bonito. Farão sempre parte do meu passado, obrigada por mo fazeres recordar!

Caixa disse...

:) De nada, dá cá um salto se puderes! Eu todos os anos me queixo disto mas era incapaz de cá não estar.