Chega a um ponto em que me sinto ridícula a ter de estar constantemente a mandar emails aos meus clientes online para pagarem o que devem.
Desde pequenina que sou muito rigorosa nos prazos e horários. Não é mania minha, acho apenas que atrasos são, na maioria das vezes e salvo raras excepções, sinal de desrespeito, seja chegar atrasado à aula da faculdade e entrar na maior na sala porque se ficou a dormir mais 15 minutinhos, seja achar que 3 dias de reserva são 5 ou 6 e que está tudo bem.
Há 6 dias que recebi uma grande encomenda e todos os clientes que tinham reservas foram contactados nesse mesmo dia. Ora, se as reservas são por 3 dias deveriam estar todas pagas, certo? Errado, tenho umas 20 guardadas no armazém... ora porque nem resposta levei (mandaram comprar e nem respondem nem pagam), e essas vou pôr à venda agora; ora porque chegam e dizem que agora não dá jeito pagar (apesar de encomendarem sabendo quando as coisas chegavam, e a mim tem de me dar jeito pagar...) e para esperar uma semana (não perguntam, impõem mesmo!), ora porque andam a inventar motivos para adiar pagamento...
E isto, meus amigos, é desrespeito. Se ainda não sabem que isto é o meu dinheiro, a minha vida, o meu único sustento, deveriam. E se acham que pagar amanhã ou daqui a 15 dias é igual, é porque realmente não têm a mínima noção do que é gerir um negócio próprio. Enfim, há dias em que estou sem a mínima paciência para gente que não sabe respeitar os outros.
8 comentários:
Eu também tenho uma loja online, e inicialmente, as pessoas diziam que queriam o produto tal, eu informava dos prazos de entrega, e mandava vir, até que me acontecia exactamente o mesmo que a ti, e passei a pedir o pagamento adiantado em todos os produtos que tenho certeza dos prazos de entrega do fornecedor, e um valor de reserva para aqueles produtos onde o fornecedor pode falhar os prazos (ou no meu caso, as encomendas podem ficar retidas na alfândega e demorar mais tempo a resolver).
As pessoas reclamam, e ainda à pouco tempo me questionaram porquê o valor da reserva, que me garantia que estava mesmo interessada, e tive que responder que não colocava em causa o sei interesse no produto, mas que para segurança de todos precisava mesmo.
Susana, o meu problema não são os prazos de reserva... o meu problema é que muitas vezes o artigo não vem, nunca dou 100% certeza, pois esgotando no fornecedor não me mandam. Por isso é muito raro trabalhar com caução, excepto casos de encomendas de 400 e tal euros como já tive, aí, santa paciência, cauciono... Mas pronto, nessas situações corre tudo bem, é mesmo nas coisas mais pequenas que falham e irrita-me tanto!
Compreendo que deve haver dias em que já não tens paciência para essas pessoas, é claro que deviam saber que sendo o teu sustento é importante que recebas a tempo e horas para depois poderes pagar. Acho que quando não se pode pagar logo então não se encomenda, porque certamente que se fosse directamente na loja não levavam nada na mesma, logo mais vale encomendar só quando têm o dinheiro para pagar imediatamente. Mas enfim, nem toda a gente pensa da mesma forma!
EscritaDela, se reparares é mal geral... passo o dia no facebook por causa das vendas online e todas as páginas comerciais se queixam do mesmo, não estou a falar só de mim! As pessoas encomenda e depois não dizem nada; mandam comprar e depois não compram, nem nos respondem; sabem os prazos e acham que os podem esticar indefinidamente...
Eu tenho clientes bons a quem guardo coisas 2 ou 3 semanas e não me importo, mas conversam comigo antes. Agora estes assumem que é minha obrigação guardar o tempo que querem... e não é, porque em 2 ou 3 semanas vendo o que tenho guardado.
Essa gente se for à inditex só reservam por dois dias, não percebo porque tens que ser diferente :S Enfim
Olá Paula! Só não pratico esse método porque nem sempre os meus fornecedores mandam o que peço, e é foleiro pedir o dinheiro e depois ter de devolver... mas sim, em clientes que não conheço vou ter mesmo de fazer isto, ele há gente mesmo aldrabona!
A questão é que estás a fazer uma encomenda a um fornecedor, que caso depois não seja paga pela pessoa, ficas com ela em stock, e pode nem sempre dar muito jeito. É óbvio que gerir reservas, também aporta alguma logística, principalmente se é frequente um fornecedor falhar com o envio da mercadoria. No meu caso, não é assim frequente, por isso prefiro ;)
Certo, como no meu é frequente prefiro ir deixando estar assim... mas a partir daqui, quando for gente que não conheço, ala pagar caução.
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