domingo, 11 de novembro de 2012

Comer à mão

Não é preciso comer coxas de frango de faca e garfo para sermos educados. Não é preciso comer pizza de talheres para sermos educados. Não é preciso comer hamburguer de faquinha para mostrarmos educação.
A mim ensinaram-me a comer com as mãos as coisas que podem e até devem ser comidas com as mãos, que é o caso da carne com osso (entrecosto, frango). E depois há os idiotas que se põem a rir por alguém estar, num shopping, educadamente e de boca fechada, a roer uma perna de frango. Seria mais razoável estar a tentar cortá-la, a coxa ir voada para a Conchichina, e a comer de boca aberta todo besuntado, mas de faca e garfo?

Enfim, é triste não ter maneiras, não perceber de etiqueta, e achar que faz melhor figura de que os outros que, precisamente por serem mais educados, sabem que não lhes fica mal comer certas coisas à mão.

13 comentários:

Petra disse...

ohh eu adoro comer o frango a mão pá! a pizza, os rissois... os pasteis etc....

Tété disse...

Eu confesso que raramente como o que quer que seja com as mãos...pelo simples facto de não gostar de sentir as mãos sujas. Por isso, até pizza e assim vai sempre de faca e garfo. :)

Conto de Fadas disse...

Eu como muita coisa a mão sem me borrar toda, mas a questão é mesmo de quem não percebe que comer à mão, em condições, é tão bem educado quanto comer de talheres, desde que adequado à comida.

Tété disse...

Oh, sim, eu não disse que as mãos ficavam todas sujas. Mesmo que seja só a ponta dos dedos eu já não gosto. :)
Mas de facto há quem com talheres se suje mais (e tudo à sua volta) do que era suposto, ou faça figuras tristes.

Conto de Fadas disse...

Também há aqueles que até para beber borram o copo todo com comida. hehehe

Angie disse...

Olá bom dia
Eu por norma e porque sou muito nojenta como tudo com talheres. Mas aprendi que há certos alimentos, tipo churrasco, etc., que devem ser comidos á mão. A mior parte das pessoas não sabe e não se interessa por este tipo de assuntos. Costumo por vezes dizer isto: "Mais valia irmos todos ao wc juntos e comermos em privado".
Assim como assim não havia supresas desagradáveis.... É que se vê cada falta de educação!!
Bjs
Angela

pedro ferreira disse...

Na minha faculdade lembro-me do pessoal estar atrapalhado para comer jaquizinhos ou petingas com garfo e faca. Claro se usassem as mãozinhas era mais fácil.

Abraço.

Conto de Fadas disse...

É só adaptar. :)

GATA disse...

Com excepção da pizza, evito comer com as mãos em público, apenas pelo simples facto de não me sentir à vontade. Mas não critico quem o faz. O que, sim, critico é comer de boca aberta e com som! :-)

Conto de Fadas disse...

Oh GATA, isso já é demais, é mesmo de se gozar. lol

David disse...

deves comer como achares melhor, não existe uma convenção para isso...

A Gaja disse...

É verdade, há certos alimentos cuja maneira mais correta de os comer é à mãe, e isso é ser do mais chique que há.

EscritaDela disse...

Vai haver sempre quem ache que os outros nâo têm educação nem maneiras, basta ignorar e continuar em frente :) não vale a pena.