segunda-feira, 17 de março de 2014

O dia em que mudei a minha vida


Faz amanhã um ano que decidi mudar a minha vida. 18 de Março. Há um ano atrás foi o primeiro dia de uma nova dieta (ou modo de vida) que tento continuar a cumprir até hoje, e para sempre.

Infelizmente não sou daquelas pessoas que podem comer de tudo e estão sempre bem. Tenho tendência a engordar. A verdade é que sempre comi muito, assim fui habituada desde pequenina. Poucos legumes, praticamente nada de saladas (excepto no Verão, que adoro), poucas sopas, muito pão, muita batata, muito arroz, muitíssima massa (o meu pecado da gula). Aos 24 anos, com 1.68mt, pesava 75 quilos. 

Honestamente, olhando para mim não me sentia goooorda. Sentia-me a ficar gorda, sim. Disfarço muito por causa de não ser baixinha, de ter uma estrutura óssea larga e de vestir roupas sempre adequadas ao meu corpo, não ando cá com justezas absurdas.

Num domingo estava a olhar para o espelho e pensei que tinha de emagrecer. Segunda-feira fui até uma clínica Persona. Terça comecei um tratamento que durou 2 meses e meio, ao longo do qual cumpri uma dieta super rigorosa e restritiva.

Ao final do tratamento, tinha gasto imenso dinheiro mas sim, tive resultados. O tratamento consistia numa máquina de fazer umas vibrações horrorosas localizadas que me doíam de caraças mas sim, não nego que resultou porque me abateu muita gordura nas zonas onde a tinha. Não imaginam a sensação de pôr a mão na anca e não sentir o pneuzinho atrás, ao fundo das costas. Também perdi 11cm (11 CENTÍMETROS!) na zona do soutien e 12cm na zona da anca. Estava a usar um 42 de calças, hoje uso um 38. 

Continuei a dieta seguindo a Dieta dos 31 Dias que, honestamente, é a que funciona comigo. Não é nada rigorosa, acabamos por comer de tudo (excepto nos primeiros 15 dias) e temos um dia livre por semana. Entrando na fase da manutenção, ou seja, quando já temos o peso pretendido, devemos fazer 4 dias de dieta durante a semana (sem hidratos, basicamente) e 3 dias a comer normalmente. Comigo é o que funciona, embora eu tenha recuperado peso devido a muito abuso! Cada um sabe o que melhor funciona com o seu corpo e sim, esta dieta comigo resulta.

No Verão passado, em Setembro, pesava 63.8 quilos. Tinha perdido mais de 11 quilos. Desde lá deixei-me engordar um pouco, relaxei e facilitei muito na altura do Natal... O meu objectivo é voltar para a casa dos 63 quilos até Maio, até final de Junho conseguir ir aos 62 quilos e depois apenas tonificar tudo, dado que o meu peso ideal são 63 quilos, sou pesada por natureza.

Ontem estavamos a conversar sobre isso e, precisamente como no mesmo dia há um ano atrás, mentalizei-me que tinha de fazer alguma coisa. A mudança alimentar não basta. Então combinamos que, todos os dias úteis (sábados e domingos é mais complicado, mas tentarei) iremos andar de bicicleta uma hora por dia. Quando o rapaz faz o turno da manhã (6h - 14h), iremos às 19h30, quando eu chego a casa; quando ele faz o turno da noite (14h -22h) iremos às 8h da manhã, antes de eu ir trabalhar. Estou muito motivada e só espero que não recomece já a chover para me estragar os planos!

No mês que vem vou comprar uma cestinha para a minha bicicleta. Para meter a bolsa com as chaves, carteira, telemóvel, bomba para a bronquite e uma garrafa de água. A partir de agora, eu e a bicicleta seremos as melhores amigas. :)


5 comentários:

Na Província disse...

Muitos parabéns pela força de vontade e são estes exemplos que devem ser partilhados.
Um beijinho

Conto de Fadas disse...

Na Província, não sou nenhum exemplo de comportamento a seguir mas sou uma pessoa saudável e que se preocupa consigo e com o seu corpo, gosto de partilhar o meu caso porque, na verdade, foram 11 quilos em 4 ou 5 meses. E isso é muito! :)

Obrigada pelo apoio.

Maria disse...

Excelente decisão! E parabéns pelo alcançado e mantido...sei do que falo...não é fácil!
Bjs
maria

Carla disse...

Gosto muito desta nova parceria com a bicicleta!
Boas pedaladas!!!

Conto de Fadas disse...

E hoje lá vou eu para o 3º dia de bicicleta! :)