terça-feira, 5 de abril de 2011

O Liceu


Outro dia passei pelo meu liceu e tive tantas saudades... Vocês não têm?

O liceu é definitivamente a escola mais importante de todas, mais do que a própria faculdade. É a escola que frequentamos quando estamos a deixar de ser crianças (por volta dos 15 anos, se não tivermos chumbado) e abandonamos já adultos (por volta dos 18, de novo se não tivermos chumbado). É a escola onde tomamos as decisões mais importantes: vou para a faculdade? Não vou? Se for, que curso vou escolher? Tenho esse curso na minha terra ou vou ter de sair de casa dos pais e ir viver para fora, sozinho?

O liceu principal de Viana é lindo, eu adorava aquele espaço. Era grande, cheio de relva à volta, com muitos banquinhos para apanharmos sol no Verão.
Sinto saudades principalmente do bar. Pus-me a olhar lá para dentro pela janela e lembrei-me como se fosse hoje dos pequenos-almoços a meio da manhã naquele bar. Um pão com manteiga lá, além de ser super barato, sabia sempre tão bem! Eu sempre adorei tudo o que serviam nos bares das escolas (e da faculdade também, diga-se de passagem), até porque era raro ir comer às cantinas, sempre cheias de gente e sujeitas a trânsito demorado.
Lembro-me do sino enorme que tem na entrada da escola, onde nos encontrávamos quase sempre pela manhã. A turma andava quase sempre junta (a do 11º e do 12º, porque do 10º para o 11º eu e a minha irmã transferimos de turma, porque por sermos giríssimas eramos postas de lado... HeHeHe Ou então era outro motivo qualquer, nunca percebi), dávamo-nos todos bem. :-)

Lembro-me muito bem das aulas e dos professores e lembro-me do nome de todos eles. Eu adorava as aulas de português (e as análises dos poemas, amava!), de inglês (nunca percebi porque é que tanta gente tinha tanta dificuldade...), de espanhol (peanuts!) e de psicologia. O meu grande sonho sempre foi seguir psicologia, pelo menos era isso que pensava até ao 11º ano. Mas como no Porto a média era superior a 17 (na pública, claro), durante o 12º esqueci essa ideia e virei para Direito. E no final do 12º até tina o 17 e mais qualquer coisa.

As matérias das aulas eram tão fáceis e, sobretudo, interessantes quando comparadas com a faculdade... É que eram mesmo!

Mas no meu liceu havia muita gente má. Por ser o liceu onde andava o pessoal com mais dinheiro, havia muitos preconceitos, muito falatório, muito vamos-pôr-aquelas-ali-de-parte-só-porque-são-gémeas-e-até-são-mais-ou-menos-populares-mesmo-que-não-falem-para-quase-ninguém, muito gozo com a roupa uns dos outros, muita maldade.

Foi no liceu que comecei o meu anterior namoro. Do 11º até ao 1º da faculdade, 3 anos. Foi no liceu que percebi que o mulherio é mesmo mau, porque o rapaz não era nada apetecido até começar a namorar comigo. Depois de começar, até apalpões nas aulas lhe davam, um escândalo!

Mas enfim, acho que foi no liceu que abri os olhos e vi que há muita gente má neste mundo. Há gente que faz diversão com a desgraça dos outros (tive uma colega que engravidou na altura e tomou uma opção que acabou por a fazer ser excluída por toda a gente no liceu... como se tivessem alguma coisa a ver com isso), há gente que goza com os outros, há gente que me acusa de copiar só porque passei de um teste de 10 a outro de 18 (o melhor da turma) a Psicologia de um momento para o outro, há gente que faz intrigas com os namoros, há gente que te dá facadas pelas costas, há gente que fala mal de ti atrás e na frente dá beijinhos, há namorados que mentem, há professores parciais.

O liceu é um grande escola, não haja dúvida. E eu tenho tantas saudades daquele tempo... Do tempo em que vivia ao lado do liceu, me punha lá em 2 minutos a pé, ia sempre com a minha irmã pelo caminho, almoçava em casa quando queria ou ia almoçar com os colegas, e só sonhava com o futuro brilhante que a faculdade me ia trazer. Pois.

8 comentários:

L* disse...

Ana...principal liceu de Viana?! Ai, ai, já começas mal xD
Eu passo tantas vezes pela Monserrate, está tão diferente...agora perdia-me lá dentro de certeza! Mas foram bons momentos, sim! E era tudo muito mais fácil! (a Monserrate é a principal escola de Viana eheheh)*

Mãmãzita disse...

Eu cá odiei o liceu. Era óptima aluna mas odiava aquela ambiente. Tal como detestei o infantário. Adorei a minha escola primária e a faculdade, só. Aí sim fui muito feliz. Tive de voltar ao meu liceu como professora (universidade sénior não para aturar putos mal educados graças a Deus) e mais uma vez detestei a energia que por lá há. Beijinhos

Caixa disse...

Oh L*, é o liceu nº1, temos pena! lol

Mamãzita, eu odiei o ambiente na minha turma do 10º ano... :-/ Por isso percebo.

L* disse...

Oh Ana, essa é a eterna questão: Monserrate vs. Liceu xD

*S* disse...

Agora imagina que eu estou a estagiar no meu Liceu!! xD

Caixa disse...

Isso deve ser engraçado, ser colega dos antigos professores!

Dora disse...

Eu vou ao liceu 2x por semana porque a minha ginástica é lá. É muito giro!

Caixa disse...

:) É sim senhor, é um lindo edifício. E é suposto os tempos que passamos lá serem fantásticos!