domingo, 29 de janeiro de 2012

Amizades estranhas


Gostava de ter mantido aquelas que eram minhas amigas na faculdade, a sério que gostava. O desprendimento das pessoas em relação umas às outras - até para mim que não sou uma pessoa cutchi-cutchi, de beijinhos e abraços - é uma coisa que me impressiona.
Eu bem tentei manter as coisas enviando mensagens, perguntando pela vida no facebook, mas as pessoas pareciam já não ter interesse em desenvolver grandes conversas - quando sequer respondiam -, ou só o tinham quando realmente tinham algum interesse secreto (que para mim nunca foi secreto, não sou tonhó alguma).
Por isso é lamentável sentir que das amizades da faculdade (eram 5 as que considerava amigas), não mantenho amizade com alguma. Mantenho uma relação simpática com duas, com uma zanguei-me no dia do último exame e nunca mais falamos, outra mentiu-me e, quando foi apanhada, desapareceu há mais de um ano, a quinta (a tal a quem escrevi aqui uma mensagem há uns tempos) de vez em quando manda-me uma mensagem no facebook como se nada fosse, como se não me tivesse usado e deitado fora, e só reaparecesse quando há o tal interesse secreto mas que ambas sabemos qual é.
Vale-me aquele amigo que só me envia mensagem - e eu a ele - de meses a meses, mas sei que está sempre lá. Valem-me as duas grandes amigas que considero ter feito na loja onde trabalhei. De resto? Sou pobre em amizades, confesso... e eu não sou exigente, juro, só exijo o que dou: respeito, confiança, ajuda e atenção. Um bocadinho de vez em quando não custa.

9 comentários:

Cláudia disse...

também passei por isso quando saí da faculdade. Custou mas acabo sempre por pensar que me tornou uma pessoa mais real, mais forte.
Contudo, não deixa de ser triste...

Conto de Fadas disse...

Pois, é triste... mas a gente aprende!

Sentimento de Mim disse...

Às vezes, vale mais ter poucos mas bons amigos.

L* disse...

Lembro-me de há uns anos atrás, achar estranho como quase toda a gente de quem ela falava serem "colegas". Eram poucos os que ela chamava e considerava "amigos". E um dia ela disse-me "daqui a uns anos vais perceber"...e percebi! Por vezes da pior forma, mas percebi...
Neste momento considero que tenho só uma amiga lá da faculdade, os outros são colegas...e no início éramos um grupo tão grande...
Olha, mas graças aqui à blogosfera e à tua loja já te fiquei a "conhecer" mais do que em 4 anos ;P**

Conto de Fadas disse...

L*, é verdade, e acredito que nos vamos dar muito bem. :) Às vezes (quase sempre) andamos a perder tempo com as pessoas erradas!

Mas pronto, quem fica é que vale a pena...

L* disse...

(há pouco esqueci-me de dizer que foi a minha irmã que me disse aquilo :p)
É verdade...eu sempre ouvi dizer, mais vale poucos mas bons!*

GATA disse...

Não sou de muitas amizades (até desconfio sempre de quem têm muitooos amigos!), dos amigos da faculdade, de 3, resta 1, paciência.

Eu sou exigente, sim, mas exijo somente lealdade e respeito; se falham, acaba-se, não há segundas oportunidades!

NI disse...

Eu não tenho muitos amigos. Nunca tive. Tenho bastantes colegas e conhecidos.

Tenho um conceito elevado de amizade porque para mim é uma forma de amar.

Se já apanhei desilusões? Claro que sim. Mas ensinou-me a distinguir a verdadeira amizade.

Beijo

Caixa disse...

GATA e NI, pois, sou igual... amigos são menos que os dedos de uma mão. Porque realmente para mim amizade é um amor muito especial... e não tenho visto muito disso.